O que é o Programa Mais Educação


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 12/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, prevenção e promoção de saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE).

O Programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), utilizando o resultado da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do "Índice de Efeito Escolar" - IEE, indicador do empacto em que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações sócioeconômicas do município onde a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e áreas metropolitanas.

Fonte: Ministério da Educação.