segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AULAS INTERDISCIPLINARES NO MAIS EDUCAÇÃO

Após percebermos o desestímulo por parte dos alunos nas aulas de Matemática, nossos monitores com intuito de incentivar os mesmos, decidiram trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo a Matemática, o Letramento e a Informática. Escolheram para essa experiência um tema que estivesse presente no dia-a-dia dos alunos. Assim, o tema escolhido foi a migração, pois nos últimos anos Porto Velho vem recebendo um grande números de pessoas vindas de outras regiões do país, consequência da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio em nosso município. Com os resultados da pesquisa de campos nas aulas de matemática foram realizados cálculos, regra de três e porcentagens e nas aulas de letramento técnicas, produção e leitura de textos. Foi uma atividade diferente por que além de utilizarmos o espaço da cidade com atividade extraclasse, os alunos desenvolveram com dedicação, responsabilidade, comprometimento e o mais importante, o estímulo, que a partir de então passou a ser constante . A experiência interdisciplinar passou a ser constante em nossas atividades no programa.(Ver questionário na página, atividade com os alunos)

Etapas da Atividade:

1ª Etapa: Nas aulas de Letramento os alunos elaboraram questionários de perguntas para serem aplicados nas ruas do bairro da escola com a população.

2ª Etapa: Juntos com os monitores de Matemática e Informática os alunos partiram para uma pesquisa de campo, onde foram aplicados os questionários.

3ª Etapa: De volta as salas, em aulas de Matemática os resultados da pesquisa foram tabulados e em seguida foram criados gráficos manuais com as porcentagens dos resultados da pesquisa.

4ª Etapa: Nas aulas de informática foram produzidos gráficos no BrOffice.org.Impress.

5ª Etapa: De posse dos dados das aulas de Matemática e Informática, nas aulas de letramento os alunos produziram textos expondo os resultados da imigração em Porto Velho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário